Quando Ziggy Stardust chegou ao planeta terra

By Isabella Jarrusso - terça-feira, novembro 08, 2016


Em 1972 um ser estranho apareceu no mundo. Ele usava roupas bizarras, usava salto alto, tudo cheio de glitter, tinha um corpo magro, cabelo flamejante e um rosto com feições delicadas, que o fazia estranhamente sedutor. Ele tinha uma voz potente, um tipo de rockstar que não era desse planeta. Esse ser estranho grita: “Eu sou um crocodilo, eu sou mamãe-papai que vem para você/ Eu sou o invasor do espaço, eu sou uma vadia do rock pra você” (Moonage Daydream), ele dizia ser muita coisa, mas ficou conhecido como Ziggy Stardust, o alienígena do rock.
David Bowie é aquele artista emblemático. Sua vida foi construída por estilos e ideias, que o fazem hoje revolucionário. As suas composições contava histórias, criava vidas de seres com mentes problemáticas e misteriosas, se transformando em um dos artistas mais enigmático que já existiu.

O álbum Ziggy Stardust and The Spiders From Mars foi o momento que Bowie se entregou ao seu alter ego. O monstro que ele escondia tinha se libertado, e  contado sua história através de 11 faixas, que foram ouvidas incansáveis vezes por muitas gerações.

Five Years é o começo de tudo. Os primeiros acordes aparecem sutilmente e logo em seguida, surge uma voz incrédula de Ziggy Stardust, dando uma mensagem apocalíptica “As notícias acabavam de chegar/ Restavam cinco anos para suspirarmos/ O repórter enxugou as lágrimas quando falou/Que a terra estava mesmo morrendo”, a música é fascinantemente obscura, os cincos anos restante da Terra constrói um cenário de desespero de uma população totalmente perdida.



A crença sempre foi um grande pilar da sociedade para manter a sanidade, no caso, Ziggy profetiza que a esperança da Terra ser salva é o Starman (o maior hit do álbum), a canção mais pop é sobre uma espécie de entidade, que salvaria o planeta terra da destruição, aquela luz no fim do túnel. Já na próxima faixa It Ain’t Easy com uma pitada de soul, a letra amplia o cenário de tragédia do planeta e como o processo para salvar a Terra será difícil, mas que “Todos podemos sobreviver a isso”.

As influências que Bowie teve para criar Ziggy Stardust vieram de vários lugares. O nome do personagem foi inspirado no cantor de psychobilly, chamado The Legendary Stardust Cowboy. A mente problemática do alienígena foi inspirado no roqueiro dos anos 60, Vince Taylor que passou a ter ilusões devido a alucinógenos, declarando que era um mensageiro de Cristo. Já a musicalidade, as inspirações são de seus amigos Lou Reed e Iggy Pop, o trio que comandaram o Glam Rock . Juntando todos esses elementos, Bowie criou algo novo para a música.

A faixa Lady Stardust é o Glam Rock puro do álbum. Bowie canta sobre a sexualidade, a sua androgenia, o seu glamour: “Pessoas olharam para a maquiagem em sua face/ Riram de seus longos cabelos negros, sua graça animal/ O garoto com jeans azul brilhante pulou no palco/ E Lady Stardust cantou suas canções”. Ele encarou o mundo com suas músicas, encorajando muitas pessoas a assumirem sua sexualidade. Junto com essa energia, as faixas Star, Hang On To Yourself, Sufragette City mostram o lado eufórico e animado do personagem.

 Ziggy Stardust é a faixa que ouvimos e imaginamos  como ele virou um rockstar e transformou o mundo “O Ziggy tocava guitarra/Arrasava junto com o Weird e o Gilly/ E "As Aranhas de Marte”. Mas no meio da canção, o começa do clímax da história “Ele era canhoto/Mas foi longe demais”, eu analiso este específico trecho, como uma profecia da realidade sobre o cantor. O canhoto David Bowie estava famoso como Ziggy Stardust, mas aquilo foi longe demais, chegou um momento que a sanidade de David Bowie estava indo embora.As pessoas cada vez mais sentiam ter encontrado o seu herói, aquele que podiam se espelhar. Mas o problema, que o artista já não sabia o que via no espelho, era David ou Ziggy? A forte aceitação do público que agora o chamava de Ziggy Stardust, fizeram com que David Bowie ficasse confuso sobre sua própria personalidade, ele estava começando a desaparecer, e o alienígena estava tomando conta da sua mente e corpo.


Rock N’ Roll Suicide é onde tudo termina. Em 3 de julho de 1973 em London’s Hammersmith Odeon Theatre, David Bowie antes de cantar a ultima música, faz o pronunciamento: “De todos os shows da turnê esse permanecerá conosco como o mais longo, pois não é o último da turnê, mas o último show que faremos”, mas Bowie não falava por ele, e sim falava por Ziggy. Foi o dia que Ziggy Stardust se suicidou no palco, e se transformou no brilho do Rock N’Roll. 

  • Share:

TAMBÉM RECOMENDAMOS

0 comentários