O duro regresso por vingança

By Isabella Jarrusso - quinta-feira, janeiro 21, 2016


Contém spoilers

Depois de um trabalho impecável em Birdman (2014), o diretor mexicano Alejandro González Iñárritu, volta ás telonas com o drama O Regresso (The Revenant, 2015) trazendo como protagonista um dos maiores atores da atualidade, Leonardo Dicaprio. Percebe-se que a parceria entre Iñarritu e Dicaprio deu tão certo que o filme é um dos mais fortes indicados para o Oscar 2016.

O roteiro escrito por Mark L. Smith e Iñárritu é uma adaptação do romance The Revenant: A Novel of Revenge, de Michael Punke, que conta a história de um famoso explorador chamado Hugh Glass (Leonardo DiCaprio), que depois de ser atacado terrivelmente por um urso é abandonado na floresta por seus companheiros, pois acreditavam que ele não sobreviveria.


Para ter um enterro decente ele é deixado para trás com seu filho Hawk (Forrest Goodluck) e com dois outros exploradores que se voluntariaram para ficar, John Fitzgerald (Tom Hardy) e o jovem Jim Bridger (Will Poulter). Fitzgerald cansado de esperar pela morte de Hugh Glass resolve matá-lo, mas é detido por Hawk que luta contra Fitzgerald, mas o garoto acaba morto na frente de seu pai. Assim, Glass é deixado de vez para morrer sozinho no frio, porém consegue sobreviver e parte em busca de vingança.

Como dito, O Regresso tem como foco a vingança, mas também sobre a sua dura jornada lutando para sobreviver em um lugar perigoso e com ações da natureza bem ingratas. O que consome na sobrevivência de Glass, é a sua sede de vingança pela morte de sua única razão de continuar vivo, seu filho.

  Durante o filme, vai se conhecendo mais a historia de Glass, o homem branco que se apaixonou por uma índia, e do fruto desse amor nasceu Hawk, até que tudo muda quando a tribo que eles moravam é atacada e sua amada acaba morta, conseguindo salvar apenas o seu ainda pequeno filho.

O interessante é que durante os momentos em que o personagem ficava à beira da morte, a tela ficava totalmente preta, para apenas ouvirmos a sua respiração ofegante, como se tivéssemos perdendo a consciência junto com ele. Mas algo o fazia voltar, começava a escutar a voz e a imagem de sua esposa, como forma de lhe dar força para continuar.

O Regresso é feito por cenas de paisagens eletrizantes, dando ao filme uma fotografia fria e magnífica. A importância da fotografia nesse filme é grande, pois durante a jornada de um personagem solitário, não se ouve tanto diálogos, deixando que as imagens façam o papel de expressar ao mostrar a mudança de tempo, a floresta é uma das estrelas do longa.


O filme é desafiador, com atuações maravilhosas. Leonardo Dicaprio se entregou inteiramente ao papel, seu desempenho é impressionante, ele passa a dor física e emocional que o personagem sofre durante todo o filme, especialmente a cena do ataque do urso que é crua e agoniante, onde se sente o medo e a dor junto com ele. O ator Tom Hardy, conseguiu desencadear o ódio de todos, com seu personagem Fitzgerald que é tão frio, manipulador e individualista, fez com que todos os inimigos do filme parecessem “fichinha”. Ambos os atores mostram seu talento, com um diretor genial por trás para auxiliá-los.


Acredito que O Regresso tem grandes chances de dar a primeira estatueta do Oscar para Dicaprio, além de ganhar nas outras principais categorias como Melhor Diretor e Melhor Fotografia. É um filme com direção, montagem, elenco e fotografia genial, realmente um trabalho feito de maneira magistral. 

  • Share:

TAMBÉM RECOMENDAMOS

0 comentários