As mulheres que chegaram perto do estrelato

By Isabella Jarrusso - quinta-feira, maio 01, 2014


Para a primeira postagem, resolvi escrever sobre um documentário que assisti recentemente e achei genial, 20 Feet From Stardom (2013), que esse ano foi ganhador do Oscar de Melhor Documentário.

Dirigido por Morgan Neville, o documentário tem seu foco sobre a vida de baking vocals que cantaram com grandes astros da música como Ray Charles, Elvis Presley, Tina Turner, David Bowie, Talking Heads, The Rolling Stones e assim vai (a lista é enorme!). 

Como diz o título traduzido 'A Um Passo do Estrelato' -achei que ficou muito bom-, elas chegaram perto do estrelato, mas por motivos do destino, a maioria não conseguiu se tornar uma cantora de sucesso... Durante o longa, vamos entendendo a história delas e a cada entendimento dos momentos que elas passaram, para tentar chegar ao estrelato sem sucesso, deu um certo aperto no coração, e ao ouvir as vozes divinas e já maduras dessas mulheres, logo desesperadamente pensei “Façam álbuns, eu comprarei e farei que todos a minha volta ouçam!”.

O filme faz uma linda abertura no começo com imagens de baking vocals e como trilha sonora, Lou Reed cantando “Walk On The Wild Side”. Então um das baking vocals, chamada Janice Pendarvis, dá o seu depoimento, “Quando se pensa em Lou Reed em 'Walk On The Wild Side', aquela música icônica. Com o verso que deixa muita gente incomodada por falar ‘garotas de cor’. Mas a quem ele faz referência ao dizer: E as garotas de cor dizem: Doo do doo do doo...”? O fato que há um poder nessas mulheres que estão no palco e cantam com esses caras”

 Durante o filme vemos a comparação de mulheres brancas nos anos 40 cantando e depois o surgimento de mulheres negras nos palcos, que chamam a atenção de todos pelo o jeito de cantar, dançar e improvisar. Tinha mais energia nessas mulheres, que quebraram regras impostas pela sociedade preconceituosa e ganharam a admiração do público e dos cantores. 




Então começamos a conhecer as estrelas do filme: Darlene Love, Lisa Fischer, Merry Clayton, Judith Hill, Táta Vega e Claudia Lennear. 

Apaixonei-me por cada voz, mas a que me fez esquecer tudo durante sua performance, foi a brilhante Lisa Fischer, sua voz é tão limpa e poderosa e não é só isso, ela é uma pessoa que você quer conhecer sempre mais e torcer por ela, pelo simples fato que ela merece. Lisa Fischer, atualmente canta nos shows dos Rolling Stones e todos vão ao delírio quando faz sua participação da voz feminina de “Gimme Shelter”, que por uma coincidência a voz que gravou a faixa original, é a cheia de atitude Merry Clayton. 

Durante o longa, Mick Jagger fala sobre Merry Clayton e como foi o processo de gravação da música. E em um dos momentos arrepiantes do longa-metragem, ouvimos em vocal isolado a parte que Merry solta a sua voz, é um momento lindo e que virou a minha cena preferida do filme.
(Clique aqui para assistir) 


Durante o filme sabemos a posição de cada uma das mulheres e fica dividida sobe backing vocals que só querem ser backing vocals e aquelas que querem seu próprio sucesso com uma carreira solo, então diante de tal assunto, cantores como Bruce Springteen, Sting, Mick  Jagger e Stevie Wonder dão seu depoimento falando sobre a suas experiências com suas backing vocals, que queriam muito mais estar na frente do palco, do que  atrás sem “brilhar” e até contando conselhos que deram para elas, na qual todos tinham um relacionamento de amizade. 

O diretor Morgan Neville, disse  que escolheu esse assunto porque mesmo na comunidade da música pouco se sabe sobre essas mulheres e ele está correto, mas mesmo assim a parte negativa do filme, é que Neville quis abordar sobre diversos assuntos relacionados a baking vocals, mas acabou que algumas coisas ficaram um pouco confusas e com pontas soltas.

E parece que a história não vai parar por ai, Mick Jagger quer transformar o documentário em uma série de TV com uma hora de duração por episódio, contando histórias de homens e mulheres que trabalham como backing vocals em shows. Além do seriado, também quer produzir um musical da Brodway e colocar no elenco algumas cantoras do documentário, como Darlene Love e Lisa Fischer!

Bem, depois de escrever um pouco sobre essa lindeza de documentário, parte do vocal isolado de Merry Clayton aqui e entendam como essa música, faz qualquer um se arrepiar.


Por Isabella Jarrusso - 01/05/2014

  • Share:

TAMBÉM RECOMENDAMOS

0 comentários