Parasita retrata desigualdade social com humor e tragédia

By Isabella Jarrusso - domingo, janeiro 05, 2020



Filme sul-coreano ganhou o mundo com narrativa popular e recheada de críticas sociais 

Por Isabella Jarrusso 

Parasita (2019) dirigido pelo sul-coreano Bong Joon-ho venceu Palma de Ouro em 2019, conquistou uma indicação ao Golden Globe e um forte concorrente para o Oscar 2020. O longa serviu como um belo jeito de chamar mais atenção do público para o cinema coreano contemporâneo.  

A trama conta a história da família de Kim Ki-taek (Song Kang Ho), que vive com a sua esposa Choong-sook (Jang Hye-jin), o filho Ki-woo (Choi Woo Shik) e a filha Ki-jeong (Park So-dam), que passam por dificuldades financeiras, sendo que a única renda da família era dobrar caixas de pizza. Eles vivem um tipo de casa que fica abaixo do nível da ruaem Seul. E do outro lado da história, vive a família Park, habitantes de uma mansão luxuosa. Quando o filho mais velho, começa a dar aulas particulares na mansão da família Park, cria-se uma oportunidade de todos da família se infiltrarem um a um na vida da família rica, empregando-se em diferentes funções. 

Segundo o diretor Bong Joon-hoo filme é uma história sobre capitalismo” e a desigualdade social é o ponto principal de Parasita, por se tratar de um problema mundial, a identificação com o tema atinge diversos países, além de enviar um recado crítico que até um país desenvolvido como a Coréia do Sul tem uma grande desigualdade econômica. 


A narrativa mistura camadas de humor, suspense e tragédia, que vai se desenvolvendo gradativamente durante as duas horas do longa. Traçando uma visão crítica ao mostrar as realidades distintas das duas famílias, construindo o discurso de lutas de classes.  O momento mais emblemático que vemos esse choque de realidade é a cena da enchente, que destruiu a casa e o bairro da família Kim, enquanto sua patroa achou o céu lindo graças a chuva do dia anterior. 

O clímax do filme é uma reviravolta impactante, descendo degraus rumo à melancolia, pois é o momento que os personagens perdem todo o controle emocional e sentem a injustiça social. Parasita é uma metáfora sobre o horror da vida real, a situação degradante que pessoas precisam sobreviver com o mínimo, e como o diretor apontou em entrevista para Vulture “Parasita não fala apenas de como a situação atual está ruim, mas de como ela só vai piorar”. 

ATUALIZAÇÃO: Parasita conquistou o prêmio de Melhor Filme Estrangeiro no Golden Globe 2020.

  • Share:

TAMBÉM RECOMENDAMOS

0 comentários